Acompanhe as movimentações da minha carteira em Outubro

776

Nesta coluna, você vai acompanhar de perto a minha carteira de investimentos e aprender mais sobre a construção de uma carteira previdenciária.

A carteira teve uma valorização de 2,05% em outubro, levemente abaixo do Índice Bovespa, que valorizou 2,36%.

Continuei a desinvestir na empresa EcoRodovias (ECOR3) até que finalmente liquidei minha posição com um ótimo lucro. Reduzi mais uma vez minha posição em Hapvida (HAPV3), lucro de mais de 130%.

Fortaleci as empresas da carteira que continuam descontadas e também adicionei um novo ativo, do setor elétrico. Saiba mais sobre tudo isso a seguir.

Se quiser saber sobre toda a minha receita com investimentos, clique aqui.

Renda Fixa vs. Renda Variável

A proporção em renda fixa teve redução de 36,90% para 35,80%. A minha expectativa é que a proporção em renda fixa vá para próximo de 30% até o fim do ano.

Rentabilidade mensal

A rentabilidade mensal é medida ao levar em consideração a variação entre o preço na liquidação de todos os ativos e os rendimentos do mês. Para saber mais sobre o cálculo de rentabilidade.

Em outubro, a rentabilidade de 2,05% foi inferior ao índice Ibovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, e valorizou 2,36%.

Não dá e nem espero ganhar todas, embora a rentabilidade acumulada seja interessante, ainda mais quando levamos em consideração que mais de 30% dos meus investimentos estão em renda fixa, que possui uma remuneração mais baixa.

Para saber mais sobre os ganhos com dividendos e vendas de ativos, clique aqui.

Carteira de Investimentos

Dessa vez não houve alterações na quantidade de ativos, então a carteira continua com 26 ativos. A carteira aparenta ser muito pulverizada, mas as dez maiores posições representam 76,49%.

As maiores quedas nos ativos de renda variável foram em PMAN3 (-11,86%), UNIP6 (-8,69%) e CIEL3 (-5,50%). Toda essa queda foi mais do que compensada pelas altas em SAPR4 (10,40%), PRIO3 (6,20%) e HAPV3 (4,55%). Ativos com posições relevantes na carteira.

Outubro foi um mês em que realizei poucas operações, vamos falar das principais.

Operações

O mês começou com muitas compras, aumentando posição em ativos da carteira como: Banco ABC (ABCB4), PetroRio (PRIO3), Valid (VLID3), Klabin (KLBN4), Unipar (UNIP6) e CSU CardSystem (CARD3).

Lá pelo meio do mês realizei algumas vendas. Conforme já esperado, liquidei minha posição em EcoRodovias (ECOR3), em que meu ganho total foi por volta de 63%, já descontados impostos e taxas. Esse foi um ativo que comecei a comprar em fevereiro de 2018 até junho de 2019, sempre que o ativo estava com um bom desconto. De julho para cá comecei a vende-lo aos poucos até liquidar a posição agora em Outubro. Essa decisão foi por considerar o ativo já bem precificado, além das perspectivas desanimadoras para a empresa até final de 2020.

Aproveitei também para vender mais uma pequena parte da minha posição em Hapvida (HAPV3), diminuindo exposição a este ativo que ganhou notória representatividade na carteira após alta superior a 100%. Nessa venda meu lucro chegou a mais de 130%. Nesse caso, as perspectivas para a empresa são boas, porém acho que o mercado está sendo muito otimista precificando o ativo acima do que acredito ser o preço justo.

Cotação histórica de Hapvida (HAPV3)

Com o dinheiro da venda aproveitei para comprar um pouquinho do fundo imobiliário Mall Brasil Plural (MALL11) e também adicionei um novo ativo na carteira, a Cemig (CMIG4).

A Cemig é a empresa estatal de geração e distribuição de energia de Minas Gerais. É um ativo que fortalece a presença do setor elétrico na minha carteira, que até então a exposição continua razoável. Como é um setor com receitas mais previsíveis, isso torna a carteira um pouco mais defensiva.

Relutei um pouco para incluir Cemig na carteira, principalmente, por ser uma empresa estatal e precisamos pensar muito bem ao realizar investimento, pois os interesses dos acionistas minoritários costumam ficar em segundo plano, não é novidade que empresas estatais costumam ser usadas politicamente.

O que pesou a favor nesse caso é que o governador atual é o Romeu Zema do Partido Novo, um político pró-mercado. Como acompanho o trabalho dele e do partido, me sinto mais confortável quanto ao futuro da Cemig, pelo menos até 2022.

Independente da má gestão por alguns períodos, veja como a empresa ainda conseguiu ser lucrativa nos últimos dez anos:

Histórico de lucros da Cemig (CMIG4)

No mais, continuo deixando minha reserva para oportunidade e emergência lá na NuConta, rendendo 100% do CDI sem burocracia. A parte da carteira categorizada como Empréstimo segue rendendo 1,5% a.m., uma boa rentabilidade para a renda fixa.

Sigo aguardando boas oportunidades para investimento.

Para fechar!

Foi um mês com poucas operações, me desfiz de EcoRodovias (ECOR3) e adicionei Cemig (CMIG4). No resto fui fortalecendo os ativos já em carteira.

A bolsa continua a subir, mesmo depois de mais de 20% de alta durante o ano, e, ao meu ver, não demonstra sinais para parar. Ainda mais quando a Selic continua a cair, com perspectivas para chegar em 4,5% ao ano.

Quando a Selic cai, a bolsa tende a subir pois os investimentos em renda fixa ficam menos atrativos, o oposto também é verdadeiro, quando a Selic sobe, parte do capital tende a migrar da bolsa para a renda fixa.

Outro fator que contribui para a alta é a continuação das reformas, a da previdência já foi aprovada, trazendo um horizonte fiscal mais tranquilo e diminuindo o risco do país. O risco do país é um índice que mede a confiança dos investidores internacionais, saiba mais. Mesmo com essa reforma aprovada, o país só deve apresentar superávit lá pra 2021 ou depois. Porém, o mercado se antecipa e já conta com essa economia, o que deve acelerar o fluxo de investimentos no país.

Além disso, está começando a se discutir outras reformas, como a administrativa e tributária.

É isso, Poupadores! A cada mês dou um passo para a liberdade financeira. Espero que este conteúdo te ajude a ver que é possível para qualquer um montar uma carteira previdenciária e garantir uma boa aposentadoria.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos.

Quer saber mais sobre algum ativo? Comenta aqui embaixo.

Artigo anteriorO barato pode sair caro
Próximo artigoO ano que passou trouxe bons frutos do mercado