Olá Poupadores, venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de setembro. Os resultados foram muito bons, confiram os destaques:
A poupança, os rendimentos dos investimentos e a redução nas despesas a pagar no cartão de crédito fizeram com que meu Patrimônio Líquido aumentasse 3,50%.
Houve uma redução de 0,19% no padrão de vida, calculado em cima dos últimos 12 meses. Ótimo resultado se considerarmos os 4% de inflação do período.
A rentabilidade da minha carteira de investimentos caiu 0,55%, resultado que segue pressionado pela espera da definição do futuro do país com as eleições.
Mais um passo para a independência financeira. Minha Taxa de Riqueza saiu de 5,22% para 6,22%. Estou mais perto da aposentadoria =D
O tempo em que eu posso viver somente das minhas economias aumentou de 15,6 meses para 16,44.
Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza através do Balanço Patrimonial.
Segue a atualização dos 3 melhores indicadores da riqueza.
Taxa de Ativos Geradores de Renda
No Balanço Patrimonial (BP) voltado para o enriquecimento, um dos indicadores mais importantes a serem observados é a Taxa de Ativos Geradores de Renda, que mostra o percentual de seus ativos que geram renda sem que você trabalhe. Quanto maior o percentual, melhor.
Em setembro, esse indicador atingiu sua melhor marca, 73,59%, muito acima dos meses anteriores. Isso significa que boa parte do meu patrimônio trabalha para mim.
Taxa de Endividamento
Outro indicador essencial a acompanhar é a Taxa de Endividamento. Este indicador é dado pela soma total de passivos dividido pela soma total de ativos. Ele também é responsável por mostrar a maneira como os ativos são adquiridos, se com dinheiro próprio ou através de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.
É recomendado evitar o usar capital que não seja seu, pois lembre-se, estamos no País com uma das maiores taxas de juros do mundo! Em setembro, esse indicador teve mais uma redução para 3,98%, devido ao menor consumo no cartão de crédito.
Taxa da Riqueza
O terceiro indicador é a Taxa de Riqueza, que serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos seus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos. A formula é a seguinte:
Taxa de Riqueza = Renda passiva (últimos 12 meses) / (1,5 x despesas dos últimos 12 meses)
Multiplico as despesas por uma vez e meia para permitir uma contínua melhora de vida e para ter uma margem de segurança.
Em setembro a minha taxa de riqueza subiu de 5,22% para 6,62%.
Quando este indicador chegar a 100% significa que poderei me aposentar, pois o meu padrão de vida será totalmente suprido apenas com a renda que não depende mais do meu trabalho.
Tudo indica que me aposentarei antes dos 40 anos.
Tome o controle sobre seu dinheiro e também antecipe sua aposentadoria.
Patrimônio
O aumento do Patrimônio Líquido (PL) veio, basicamente, da poupança realizada no mês, visto que minha carteira de investimentos andou de lado, e caiu 0,55% por causa da desvalorização de ativos financeiros. Esta rentabilidade negativa ocorre por minha carteira de investimento ser muito exposta a renda variável, ainda mais volátil em período eleitoral.
É isso! Enquanto o mercado de ações estiver em baixa, eu sigo comprando participação em ótimas empresas e garantindo um ótimo retorno para o futuro.
Mesmo com a volatilidade, meu patrimônio avançou 3,50% apenas em setembro.
De janeiro até setembro meu patrimônio aumentou 23,30%. Embora ainda distante da nova meta de +46,27% para 2018.
De forma geral, a melhora é perceptível mês a mês. Isso só mostra o quanto analisar e direcionar bem o seu dinheiro pode ser valioso no longo prazo. Caso investisse apenas em renda fixa, o patrimônio não teria retraído em nenhum momento.
Poupe e coloque seu dinheiro para trabalhar para você. Qualquer um pode fazer isso.
Dessa forma você se aposentará mais cedo e terá total liberdade financeira para curtir fazer tudo o que ama.
Faltam três meses para o fim do ano. Será que vou alcançar a meta?