Neste artigo, eu vou te mostrar os principais pontos para avaliar qual é a opção mais vantajosa do ponto de vista financeiro.
Os gastos com transporte estão entre um dos mais relevantes no orçamento financeiro. Ainda mais no Brasil, onde, devido à falta de infraestrutura, temos preços maiores e dificuldades em ter acesso a transportes públicos de qualidade.
Optei por ter um carro próprio, mesmo sabendo que me custaria mais, por conta da comodidade e do conforto, principalmente em viagens ao interior do Estado. Pois bem, sabendo que os carros no Brasil são caríssimos e querendo manter os gastos com transporte em até 15% do meu orçamento, fui pesquisar se deveria optar por um carro novo ou usado.
Para decidir, procurei primeiro os carros que atendessem às minhas exigências de conforto, espaço e segurança. Em resumo, eu precisava de um carro prioritariamente urbano, com pouco espaço, e que fosse potente o suficiente para fazer viagens mais longas de vez em quando. Assim o escolhido foi o hatch compacto Premium Citröen C3 Exclusive 1.6 Automático. Futuramente escreverei sobre como escolher um ótimo carro adequados para suas necessidades de acordo com espaço, itens, segurança, desempenho, design e custos.
O Citröen C3 Exclusive, do ano de 2009, já vinha com sistema de freios ABS e Airbags, ar condicionado digital, câmbio automático convencional, motor 110cv, 305L de espaço no porta malas, computador de bordo, direção elétrica e acabamento para a categoria. Em junho de 2016 , o novo Citröen C3 versão 2016, também vinha com os atributos do antigo, além de design mais moderno, levemente mais seguro e econômico, embora tenha perdido um ou outro item de conforto.
As contas a seguir foram baseadas em junho de 2016, os modelos escolhidos na comparação foram as duas versões top de linha: o Citröen C3 1.6 Exclusive AT 2009 e o Citröen C3 1.6 Exclusive AT 2016. Segundo a FIPE, que expressa o preço médio de veículos no mercado nacional e serve de parâmetro para negociações e avaliações, o primeiro custava R$ 23.541,00 e o segundo, de acordo com o site, custava R$ 60.000,00. Quando digo “ano 2016”, me refiro ao período que vai de junho de 2016 a maio de 2017, e assim por diante para os outros anos.
Para deixar o artigo mais objetivo, analisei os custos mais relevantes: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Desvalorização, Custo de Capital, Consumo de Combustível e Manutenção.
Todas as contas levam em consideração o período de 3 anos, ou seja, de junho de 2016 até maio de 2019.
IPVA
O IPVA em Sergipe é de 2,5% para veículos de até R$ 120.000,00, para o carro usado foi considerado tabela FIPE. O valor foi desvalorizado em 10% a.a. para ambos.
ANO | C3 2009 | C3 2016 |
2016 | R$ 588,52 | R$ 1.500,00 |
2017 | R$ 529,66 | R$ 1.350,00 |
2018 | R$ 476,69 | R$ 1.215,00 |
TOTAL | R$ 1.594,87 | R$ 4.065,00 |
Conforme pode ser observado, houve uma diferença de R$ 2.470,13 em favor do usado.
Desvalorização
É um item que as pessoas costumam deixar de lado, mas que é financeiramente muito relevante. Vale comentar que muitos carros, depois de certo tempo, quase não se depreciam enquanto que os novos costumam se depreciar muito. A desvalorização também é um item que varia conforme modelo e marca, aqui utilizamos uma desvalorização padrão de 10% para ambos.
ANO | C3 2009 | C3 2016 |
2016 | R$ 21.186,90 | R$ 54.000,00 |
2017 | R$ 19.068,21 | R$ 48.600,00 |
2018 | R$ 17.161,38 | R$ 43.740,00 |
DESVALORIZAÇÃO TOTAL | R$ 6.379,62 | R$ 16.260,00 |
Enquanto o usado desvalorizaria R$ 6.379,62 o novo desvalorizaria R$ 16.260,00. Uma diferença de R$ 9.880,38 em favor do usado.
Custo de Oportunidade
Este é outro item que muitos não levam em consideração. O Custo de Oportunidade é o quanto você deixou de ganhar pela indisponibilidade do dinheiro. Por exemplo, digamos que você tinha R$ 1.000,00 reais investidos a 10% a.a. e resolveu gastar em uma compra qualquer, por consequência gera um custo de oportunidade, que seriam os juros ganhos no futuro, R$ 100,00 reais no primeiro ano, R$ 110,00 no segundo ano e assim por diante.
É normal comprar carro usado até 20% abaixo da Fipe, esse percentual pode variar conforme a conservação do veículo. Aqui utilizamos um desconto de apenas 10%, o usado ficaria por R$ 21.186,90. Para 60 mil reais faltaria R$ 38.813,10, ou seja, optando por comprar o usado teria esse dinheiro disponível para aproveitar outras oportunidades. Abaixo segue a conta considerando 10% de ganhos anuais.
PERÍODO | VALOR + JUROS AO FIM DE CADA ANO |
POSIÇÃO INICIAL | R$ 38.813,10 |
1 ANO | R$ 42.694,41 |
2 ANOS | R$ 46.963,85 |
3 ANOS | R$ 51.660,23 |
CUSTO DE OPORTUNIDADE TOTAL | R$ 12.847,13 |
Consumo de Combustível
Nesse quesito, geralmente o carro novo ganha, pois vêm com novas tecnologia que o deixam mais eficiente. No caso do C3, essa diferença é em torno de 10% de economia.
No meu caso, a estimativa de rodagem é de 10 mil km por ano. A média do brasileiro é de 15 mil km por ano. O meu uso é 90% urbano, ou seja, dentro da cidade.
O preço utilizado foi de R$ 4,00 reais o litro, sendo que na época a gasolina estava em média por R$ 3,50. Para o carro usado, o consumo médio estimado foi de 8,55 km/litro enquanto que para o novo foi de 9,5 km/litro.
Dessa forma temos que 10 mil km divididos por 8,55km/litro gera um consumo anual de R$1.169,59 litros. Multiplicando esse valor pelo preço de 4 reais temos um total anual de R$ 4.678,36. Como nossa projeção é de 3 anos, basta multiplicar o valor por 3, resultando em R$ 14.035,08.
Para o carro novo seguimos o mesmo raciocínio, 10 mil km divididos por 9,5 km gera um consumo anual de 1.052,63 litros. Multiplicando esse valor por R$ 4,00 reais o litro dá um total de R$ 4.210,52 gastos por ano. Multiplicado por 3 anos, o resultado é de R$ 12.631,57.
Aqui a diferença foi de R$ 1.403,51 favorável ao carro novo.
Manutenção
Por fim, temos o gasto com manutenção. No caso do carro novo é sem dúvidas menor e geralmente já informada pela concessionária. No caso do carro usado, é o ponto mais incerto, já que a conservação tende a ser menor. Como nem sempre dá pra saber todas as condições do carro usado, prefiro ser conservador e já colocar na conta surpresas, tanto para peças que possam vir a quebrar quanto as de desgaste com o uso. Segue tabela com projeção:
ANO | C3 2009 | C3 2016 |
2016 | R$ 2.500,00 | R$ 350,00 |
2017 | R$ 2.000,00 | R$ 350,00 |
2018 | R$ 1.500,00 | R$ 350,00 |
TOTAL | R$ 6.000,00 | R$ 1.050,00 |
Aqui a vantagem vai para o carro novo, com uma diferença de R$ 4.950,00.
Conclusão
Do lado do carro usado temos menores gastos com IPVA, uma desvalorização menor e não há custo de oportunidade. O carro novo, as vantagens ficam por conta do consumo de combustível e da manutenção.
No caso do usado, o gasto projetado total foi de R$ 45.170,95, descontando o preço de venda, estimado em R$ 17.161,38, chegamos ao gasto final de R$ 28.009,57 para 3 anos. Já no carro novo, temos um gasto projetado final de R$ 90.593,70, descontando o preço de venda, estimado em R$ 43.740,00, chegamos ao valor final de R$ 46.853,70. Uma diferença total de R$ 18.844,13, favorável ao usado.
Como ambos atendiam os critérios mínimos desejados e o carro usado custaria muito menos, optei pelo usado. Claro que é uma projeção, entre o projetado e o realizado muita coisa pode acontecer, mas a diferença expressiva gerou uma margem de segurança confortável para optar pelo carro usado.
É importante também comentar que, para o caso de aquisição, foi levado em consideração a aquisição à vista de ambos. Se, por exemplo, o comprador tivesse apenas R$ 30.000,00 disponíveis, o custo de oportunidade seria ainda maior, por causa dos juros do financiamento.
Por fim, este artigo não tem o intuito de afirmar que comprar carro usado é sempre mais vantajoso que o novo, mas trazer os pontos mais relevantes do ponto de vista financeiro. Além de funcionar como um guia para as opções desejadas e te ajudar a fazer melhores escolhas.
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Alguma dúvida sobre as contas? Gostaria de saber como escolher um ótimo carro para suas necessidades? Quais são suas dúvidas automotivas? Alguma outra dúvida? Deixe um comentário.