Se você já leu os artigos sobre as necessidades básicas que seu carro precisa atender e a escolha da carroceria, você eliminará muitas opções disponíveis no mercado. Possivelmente agora você tem dez opções ou menos. Com isso, podemos avançar para uma análise qualitativa e chegar às três melhores opções.
Para atender às minhas necessidades, eu escolhi a carroceria Hatch. Somos apenas um casal sem filhos em busca de um veículo confortável, além disso, nosso uso é 95% urbano. A economia de combustível não é prioridade, pois rodaremos, em média, cerca de 10 mil quilômetros por ano.
Veículo para mim é mais do que simplesmente um meio de transporte. Ele deve ter câmbio automático, direção elétrica, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, bom sistema de som, computador de bordo, conectividade e potência acima de 100 cavalos.
Os itens de segurança obrigatórios preferidos são: dois Airbags, freios ABS com EBD e boa estrutura de construção. Para esse último quesito, é levada em consideração a nota do LATIN NCAP, instituto que avalia a segurança dos carros na América Latina. Nesse quesito, quando não há nota do LATIN NCAP é levado em conta a seriedade da montadora.
Além de tudo isso, gostaria de um carro usado que estivesse entre o ano de 2013 e 2015 e que me custasse até R$ 40 mil.
Considerando todas essas características, saímos de dezenas de opções para apenas nove.
Marca | Modelo |
Citroen | C3 Exclusive 1.6 16V AT |
Fiat | Punto BlackMotion 1.8 16V AT |
Ford | New Fiesta Titanium 1.6 16V AT |
Chevrolet | Onix LTZ 1.4 AT |
Honda | Fit G2 EXL 1.5 AT |
Hyundai | HB20 Premium 1.6 AT |
Peugeot | 208 Griffe 1.6 AT |
Renault | Sandero Dynamique 1.6 AT |
Volkswagen | Fox Highline 1.6 AT |
Para adquirir um carro que contemple tudo o que desejo, meu orçamento só permite os usados. Nesse caso, dou preferência a versões top de linha porque proporcionam ótimo custo-benefício nos carros usados.
Se você está procurando um carro novo, a versão intermediária é, geralmente, a que possui o melhor custo–benefício. As versões top de linha costumam oferecer poucos itens extras e cobram muito mais, mas, quando o carro é usado, o preço pago por esses itens cai consideravelmente. Aí vale a pena pagar um pouco mais para ter a versão completa.
A priori estou procurando o melhor carro para as minhas necessidades, independente da marca, mas fique à vontade para descartar modelos de marcas que você não queira de modo algum.
No próximo artigo, começaremos a reduzir a lista eliminando as opções de baixa qualidade.
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