Dez dicas para reduzir o consumo de energia elétrica

49
dicas para economizar energia elétrica

Olá Poupadores, estamos passando por um momento de crise hídrica e isso tem feito o preço da energia elétrica ir lá para as alturas. Por isso, resolvi trazer 10 dicas para economizar eletricidade, vamos lá?

  1. Sempre que for comprar um novo equipamento elétrico dê preferencias aos que possuem maior eficiência energética. Sempre priorize os produtos com etiqueta Procel com nota A, acredite no longo prazo trará uma enorme economia pro seu bolso.
  2. Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas de LED que gastam muito menos energia.
  3. Retire das tomadas os aparelhos que não estão em uso. O consumo em stand-by pode representar até 5% do consumo do equipamento em uso.
  4. Utilize a lavadora roupas o menor número de vezes possível, assim, dê preferencia a usar a capacidade máxima da lavadora de roupas sempre que for possível.
  5. Ao dormir é normal a temperatura do nosso corpo diminuir 1°C ou 2°C, por isso, ative a função dormir do seu ar condicionado, ela aumentará a temperatura automaticamente em 1°C ou 2°C depois de algumas horas, economizando energia sem prejudicar seu sono.
  6. Ao utilizar o ar condicionado coloque na temperatura desejada. É comum as pessoas ligarem o aparelho e colocarem nos 18°C achando que o aparelho irá gelar o ambiente de maneira mais rápida para depois mudarem para a temperatura desejada, porém a verdade é que o aparelho refrigerará o ambiente na mesma velocidade, e nesse caso gastará mais energia por ter que ir até uma temperatura menor.
  7. Troque seu ar condicionado por um modelo mais eficiente.
  8. Sempre que possível utilize ventiladores ao invés de ar condicionado. Nesse caso, não esqueça de deixar portas e janelas abertas para aumentar a circulação de ar no ambiente.
  9. O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões nos gastos energéticos, por isso, desligue o chuveiro enquanto se ensaboar e evite tomar banhos prolongados para diminuir o uso do aparelho.
  10. Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e evite colocar alimentos muito quentes em seu interior.
Exemplo de Etiqueta PROCEL, sempre tente comprar aparelhos com nota A para uma maior eficiência energética

É isso, Poupadores, espero que essas dicam façam sobrar mais dinheiro no seu bolso para que possa ser destinado ao que realmente importa para você.

Tem mais alguma dica para economizar energia? Já põe em pratica essas dicas? Quer compartilhar seus resultados? Comenta aqui em baixo.

Artigo anteriorMinha carteira vai ganhando do índice da bolsa de valores com folga
Próximo artigoPatrimônio avançou, apesar da forte queda da bolsa de valores