Este ano está surpreendendo muito

266
Acompanhe os resultados de 2020 e as projeções para os investimentos de 2021

Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho trazer mais uma atualização mensal do meu patrimônio.

A bolsa de valores terminou mais um mês no vermelho, com queda de 4,37% em fevereiro e, como mais de 50% do meu patrimônio está investido na bolsa, já era esperado que sofresse algum impacto.

Apesar disso, o mês fechou em alta de 0,75%. Isso graças a um bom controle financeiro, o que reduziu dívidas e fez sobrar mais dinheiro para investir e aproveitar as oportunidades que a queda da bolsa de valores nos apresenta.

A seguir, você confere como estão os indicadores de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes. Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

O indicador caiu de 75,54% para 74,41%. Pesando contra (1) a rentabilidade negativa da carteira de investimentos, maior parte investido na bolsa de valores, que fechou o mês com uma baixa considerável, (2) a compra de uma penteadeira que fez com que a soma dos bens que não geram renda aumentasse e (3) valorização do nosso carro.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

A taxa de endividamento fechou o mês no menor patamar histórico: apenas 1,93%. Aproveitamos para antecipar diversos pagamentos, o que contribuiu para uma redução da dívida com o objetivo de chegarmos no período de férias com o índice baixo minimizando qualquer preocupação no pós-férias.

Taxa da Riqueza

Este indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos. A partir de março de 2020, o período de comparação foi estendido para 24 meses.

Mais uma vez, chegamos à maior taxa de riqueza histórica. A alta do mês de fevereiro foi possível pelo resultado líquido de cada R$ 2mil, valor mais do que suficiente para compensar o aumento no padrão de vida (+1,51%).

Depreciação

Também faço a depreciação mensal de boa parte dos meus bens, pelo menos dos que têm algum valor. A depreciação, em resumo, é o custo do uso do bem ao longo do tempo. Saiba mais sobre depreciação. Quanto menor o valor, melhor, pois preciso gastar menos dinheiro para manter o mesmo padrão de vida.

A depreciação foi a menor do período, resultado da, mais uma vez, valorização dos carros usados. Essa tendência começou com a pandemia e segundo estudos, em média, o carro usado valorizou 20% nos últimos 12 meses. E o carro novo? As montadoras ainda estão segurando os preços, mas o estudo já apontou, em média, 9% de alta. Nos carros novos a tendencia é que as montadoras continuem aumentando os preços lentamente até recuperar as margens. É, Poupador, comprar carro, seja novo ou usado, ficou muito mais difícil da pandemia para cá.

Patrimônio Líquido

Meu Patrimônio Líquido (descontadas as dívidas) aumentou 0,75% nesse segundo mês de 2021. Contribuiu para esse resultado (1) a redução nas dívidas, (2) aporte dos investimentos em um nível suficiente para atenuar a queda da bolsa de valores, (3) compra de bens que aumentaram o patrimônio e (4) valorização do automóvel.

Apesar da alta, no acumulado o resultado ainda é de -1,19%, principalmente, (1) pela queda na bolsa de valores, onde meu patrimônio está alocado mais de 50% e (2) pelos aportes menores no primeiro trimestre do ano. Até então, nenhuma surpresa. Em breve esperamos engatar novas altas.

No aspecto político e econômico, a pauta voltou a avançar, inclusive com aprovações importantes como a autonomia do banco central. Essa autonomia visa diminuir a interferência política para preservar o poder de compra da moeda. Os mandatos dos presidentes e diretores serão fixos, sem coincidir com o do presidente da república. Com isso, caso o presidente mude, ainda levaria 2 anos até a mudança dos integrantes.

Ainda, a agenda de privatizações voltou a avançar e, embora muita coisa tenha que rolar, foi dado inicio aos trabalhos de privatização da Eletrobras e Correios. Saiba mais.

E segue também a agenda de reformas econômicas, como a administrativa e tributária, visando deixado o estado brasileiro mais moderno e responsável.

Com toda essa pauta seguindo a diante, fico ainda mais otimista com o Brasil e continuo investindo exclusivamente por aqui, mesmo com todos os ruídos que aparecem.

Acompanhem-nos pelo instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos e conferir muitas dicas para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

É isso, Poupadores, até a próxima!

Artigo anteriorEntenda como 2021 começou na minha carteira e os meus principais investimentos
Próximo artigoO que ninguém te conta sobre como economizar gasolina de verdade