Etanol x Gasolina: saiba qual é o mais vantajoso para seu bolso

45
Gasolina v.s. Etanol

Olá Poupadores, no artigo de hoje vamos acabar de vez com sua dúvida sobre com qual combustível é financeiramente mais vantajoso na hora de abastecer seu carro Flex.

O veículo com motorização Flex é aquele que pode ser abastecido com álcool ou gasolina, em qualquer proporção. O primeiro veículo Flex produzido e comercializado no Brasil foi lançando em 2003, de lá pra cá a indústria automotiva abraçou a ideia e atualmente praticamente todos os veículos produzidos no Brasil são Flex.

O preço da gasolina e do álcool varia ao longo do tempo e por região, tendo momentos que é financeiramente mais vantajoso abastecer com um ou com outro. Ao longo do tempo foi criado o mantra dos 70%, se o preço do álcool estiver 70% ou inferior ao da gasolina, é mais vantajoso abastecer com álcool.

Essa afirmação na verdade é uma meia verdade. Pra entender melhor essa história, temos que voltar no tempo e pensar que lá no início não existiam testes padronizados e por isso todo mundo falava em 70% como referência. Entretanto, a verdade é que cada motor tem uma eficiência diferente para cada um dos combustíveis, normalmente variando entre 64% e 75%.

Tendo isso em mente, o ideal é olhar a eficiência do seu veículo para saber quando de fato é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina para seu bolso.

E como saber qual é a eficiência de cada um dos combustíveis no seu veículo em especifico? Recomendo usado a referência do Inmetro, que realiza um teste padronizado com cada um dos combustíveis e informa o consumo tanto na cidade quanto na estrada.

E como fazer saber a eficiência no seu caso? Vou pegar como exemplo o meu veículo, um Peugeot 208 Griffe 2015. Para descobrir a eficiência do álcool é preciso dividir o consumo utilizando álcool pelo consumo usando gasolina. No meu caso, para o ciclo urbano é mais vantajoso usar álcool se custar até 72,22% (6,5/9) do preço da gasolina, e até 76,36% (8,4/11) no ciclo rodoviário.

Para achar o consumo do seu carro recomendo utilizar o site Carros na Web, vá em catálogo, filtre de acordo com seu veículo (marca e ano), escolha o seu veículo e vá até a sessão Consumo. Ou, se preferir consultar diretamente no Inmetro, clique aqui.

Agora que já sei a eficiência do meu veículo, basta fazer a conta na hora de abastecer. Para isso basta multiplicar o preço do litro da gasolina pela eficiência utilizando álcool. Por exemplo, se vou rodar pela cidade e o preço do litro da gasolina aditivada é de R$ 5,89, é mais vantajoso abastecer com álcool se o preço for R$ 4,25 (5,89 x 0,7222) ou menos.

Prontinho, espero que essa dica possa trazer um pouco mais de economia para seu bolso. Ficou com alguma dúvida? Quanto é a eficiência no seu veículo? Comenta aqui em baixo.

Artigo anteriorMinha renda passiva acumula alta superior a 30% nesses primeiros seis meses do ano
Próximo artigoAcompanhe o resultado da minha carteira de investimentos neste primeiro semestre