IPCA versus Inflação Pessoal

260
Cupons Fiscais

Olá Poupadores, estava aqui arrumando a papelada e me deparei com um punhado de cupons fiscais de 2021 para cá, aí pensei, “que tal tentar comparar minha inflação com a inflação oficial?”. Hora ou outra escuto que a inflação oficial é mais baixa do que a real, será verdade mesmo? Vamos tentar descobrir.

Para essa comparação separei os cupons fiscais de janeiro de 2021 e janeiro de 2022.

Cupons FiscaisAnotei todos os produtos alimentícios com seus respectivos preços e separei os produtos idênticos consumidos nos dois períodos. Para ambos os períodos foram feiras compras durante o mês e utilizado a média dos preços. Todas as comprar feitas no mesmo supermercado. O resultado pode ser conferido na tabela abaixo:InflaçãoColocando o mesmo peso para cada um dos 8 produtos, cheguei a inflação de 9,08%, próxima de 8,99% informado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o grupo de Alimentos e Bebidas em Aracaju.

É claro que esse estudo não pode ser realmente comparável, visto que o IPCA usa pesos diferentes para os produtos e também pela grande limitação na cesta de produtos comparáveis.

De qualquer forma achei interessante fazer esse levantamento para trazer como informação e ser mais uma fonte para fortalecer ou desmistificar a tese de que a inflação oficial é menor do que a oficial, cabe a você decidir. Lembrando que, na prática, cada pessoa tem uma inflação e a inflação oficial é apenas uma referência que abrange todo o território nacional e pessoas que ganham de 1 a 50 salários mínimos.

E aí Poupador, você continua achando que a inflação oficial é menor do que a real? Mudou de ideia? Tem alguma opinião sobre o assunto? Comente aqui em baixo.

 

 

Artigo anteriorCrescimento da renda e nova mesa de jantar
Próximo artigoRenda passiva recorde!