Olá, Poupadores! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de setembro.
Subi mais um degrau para o milhão, meu patrimônio líquido subiu 2,15% e, com isso, meu resultado acumulado está em 35,87%, bem acima da meta. Aumentei minha meta de 18% para 25% nesta última revisão de 2019.
Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza. A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.
Taxa de Ativos Geradores de Renda
Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.
O indicador se manteve praticamente estável, apesar de ter realizado vendas no fim do mês e só poder investir no mês seguinte. Se não fosse isso, o indicador voltaria a ter alta.
Taxa de Endividamento
Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.
O indicador sofreu uma leve alta por causa da preferência em emprestar dinheiro em vez de antecipar pagamentos. Tudo conforme esperado e conforme a estratégia comentada no mês passado.
Taxa da Riqueza
Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.
O indicador mais uma vez voltou a melhorar, dessa vez de forma muito acelerada, graças à venda de alguns ativos que renderam bastante lucro, em média 60%. Todo esse ganho compensou um grande prejuízo em abril que fez o indicador despencar.
Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido teve mais um aumento, de 2,15%. Esse resultado é explicado, principalmente, pela renda extra com a participação nos lucros e resultados no Banese e com a nova receita que minha esposa está auferindo com os serviços odontológicos.
Esse foi mais um bom resultado, o destaque fica por conta dos grandes lucros com a venda, principalmente, de Ecorodovias. Para outubro, devo continuar o “desinvestimento” em Ecorodovias, o que deve proporcionar mais um bom resultado.
Todo esse resultado é fruto de três princípios: gastar muito bem meu dinheiro, investir melhor e ganhar mais.
Dos três, o mais importante para o iniciante é saber gastar bem o dinheiro, otimizar seus gastos ao máximo, desperdiçar o mínimo. Aplicando essa filosofia sobrará mais dinheiro no seu bolso para realizar investimentos que poderão te fazer gerar mais renda e conseguir retornos cada vez melhores.
Controle seu dinheiro ou ele te escravizará.
O resultado acumulado até aqui é de 35,87% e me coloca em uma situação bem confortável em relação à meta e com a revisão de setembro me sinto confortável em aumentar para 25%.
Como reduzi a exposição em renda variável e estamos próximo do fim do ano, me parece uma meta bem plausível, mesmo em uma situação de queda forte no mercado de renda variável, o qual impacta boa parte do meu patrimônio.
E você também está enriquecendo? Conta pra gente. É isso poupadores, até a próxima!