Olá, Poupadores! Venho trazer mais uma atualização da minha jornada da riqueza.
Finanças
Em agosto, houve crescimento de 0,95% na renda com relação ao mesmo período do ano passado. Explicado, pelo crescimento da renda da esposa (+248,68%) e dos investimentos (+110,84%), compensado pela falta de recebimento de participações nos lucros e resultado, que deverá vir apenas em setembro.
Na ótica das despesas, comparamos agosto com julho, e, nesse caso, houve aumento de 6,46%, explicado pela compra de um novo celular e investimentos em educação através de cursos.
Apesar disso, conseguirmos poupar 51,09% da renda, abaixo dos 60% do mês passado, mas ainda sim uma ótima poupança, bem acima dos 20% recomendados.
Renda Passiva
Tivemos renda passiva (sem trabalhar) de R$ 1.979,04. Com esse resultado, no acumulado de 12 meses, tivemos uma pequena redução na média mensal, para R$ 1.526,46, mantendo o patamar do mês passado. Segue abaixo gráfico atualizado com o histórico de proventos recebidos com a média mensal dos últimos 12 meses:
Investimentos
Agosto foi ainda melhor que julho. A bolsa valorizou 6,16%, enquanto minha carteira valorizou 6,39%.
No acumulado desse ano, seguimos no positivo, com rentabilidade de 11,40%. Olhando exclusivamente para as ações, nosso resultado acumulado está em 13,88% contra 4,48% do iBovespa, performando três vezes acima o resultado do índice.
A proporção entre renda variável e fixa ficou, respectivamente, 73,79% v.s. 26,21%, uma variação de 0,91% a favor da renda variável.
Sobre os ativos da carteira, liquidamos posição no Grupo Mateus (GMAT3), saindo com um lucro líquido de 37,49% em menos de 3 meses. Assim, a carteira agora consta com 34 ativos, distribuídos da seguinte foram:
Ainda realizamos duas vendas: pequena redução em Ferbasa (FESA4) com lucro líquido de 68,72% e Prio (PRIO3), sem redução de participação, apenas para aproveitar a isenção mensal de imposto de renda. Além disso, 74,32% dos novos aportes foram destinados aos FIIs, fortalecendo a estratégia de crescimento de renda passiva e aumento de previsibilidade.
Riqueza
Meu Patrimônio Líquido (descontadas as dívidas) valorizou 6,79%, melhor resultado desde março de 2021. Resultado explicado, principalmente, pela compra do celular e rentabilidade da carteira de investimentos.
O resultado foi tão bom que já superamos a meta traçada para este ano. Vamos aguardar o resultado de setembro para definir ou não uma nova meta. É importante lembrar que estamos em período eleitoral e 60% do meu patrimônio está em ativos de renda variável, logo esse mês e o próximo serão de muita volatilidade.
É isso Poupador, seguimos na jornada da riqueza mês a mês, rumo ao milhão. Não deixe de nos acompanhar pelo Instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos. Até a próxima!