Meta alcançada, chegamos aos 400k!

14
Meta alcançada

Olá, Poupadores! Venho trazer mais uma atualização mensal do meu patrimônio.

A bolsa de valores fechou, novamente, no vermelho, com queda de 2,56% e, apesar de 55% do meu patrimônio está investido na bolsa, ainda assim tive uma valorização de 3,04%. Resultado alcançado graças a rentabilidade da carteira de investimentos em 0,58% e pela forte poupança do mês.

Assim, neste mês, todos os três indicadores da riqueza melhoraram. Contribuindo para mais um passo rumo ao primeiro milhão.

Tudo isso e um pouco do cenário macroeconômico você confere a seguir.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza de verdade.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Mais uma alta, de 77,85% para 78,41%, fruto de uma maior poupança direcionada aos investimentos.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

A taxa de endividamento teve variação de apenas 0,1%, indo a 0,94%, segundo melhor resultado histórico. Fruto das dívidas continuarem no mesmo patamar enquanto o patrimônio segue aumentando.

Taxa da Riqueza

Este indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos. A partir de março de 2020, o período de comparação foi estendido para 24 meses. E em maio de 2021 o período foi estendido para 36 meses.

A alta se deu por mais um bom resultado de dividendos acumulados sobre os investimentos, apesar de uma alta de 0,26% no padrão de vida.

Depreciação

Também faço a depreciação mensal de boa parte dos meus bens, pelo menos dos que têm algum valor. A depreciação, em resumo, é o custo do uso do bem ao longo do tempo. Saiba mais sobre depreciação. Quanto menor o valor, melhor, pois preciso gastar menos dinheiro para manter o mesmo padrão de vida.

Mais um mês de valorização, pesou a favor a valorização de R$ 1.093,95 no preço do meu carro usado. Com esse resultado, meu carro passou a representar 9,48% do meu patrimônio, mantendo-se abaixo dos 10% desejados.

Patrimônio Líquido

Meu Patrimônio Líquido (descontadas as dívidas) aumento 3,04% nesse oitavo mês de 2021. O resultado foi alcançado pela valorização do veículo (+1.093,95), compra de um ar condicionado usado (+300,00), grande poupança e rentabilidade dos investimentos (+0,58%).

Finalmente alcançamos a meta, quatro meses antes do final do prazo. Apesar disso, por enquanto não faremos ajustes, pois podemos ter algum cenário conturbado e retrocesso no patrimônio, mesmo não endo tão comum, afinal quedas maiores que 1% só foram aconteceram 5 vezes nos últimos 31 meses.  Portanto, deixaremos para revistar a meta no mês de setembro.

O índice iBovespa, que funciona como um termômetro da bolsa de valores, desvalorizou 2,56% em agosto, refletindo o momento político do país e a tributação de dividendos com a aprovação da reforma tributária.

Com a redução dos impostos sobre as empresas, em cálculos preliminares, só pagará mais impostos as empresas que distribuírem mais de 65% dos lucros através de dividendos, assim meu racional de investimentos não muda e acredito que a reforma já será positiva no médio prazo.

A expectativa da taxa básica de juros continua a aumentar e já é esperado encerrar o ano em pelo menos 7,5%, analistas estimam que no ápice poderá chegar entre 8-9%. Por um lado, isso é positivo, no sentido que voltaríamos a pagar juros reais e isso tenderia a apreciar o real, fazendo o dólar cair e diminuir a pressão sobre preços. Nova reunião comitê de política monetária (Copom) será próximo do fim de setembro e espera-se uma elevação da Selic em mais 1,25%, chegando aos 6,5%. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

No longo prazo, as minhas expectativas positivas continuam e sigo à vontade para investir na renda variável.

Acompanhem-nos pelo instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos e conferir muitas dicas para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

É isso, Poupadores, até a próxima!

Artigo anteriorBolsa de valores caiu e aproveitei para ir as compras
Próximo artigoMédia mensal da renda passiva se aproxima dos mil reais