O que ninguém te conta sobre como economizar gasolina de verdade

132
Economizar combustível

Olá Poupadores, estamos passando por um momento de alta nos preços dos combustíveis, principalmente na gasolina. Por isso, é importante economizar ao máximo para diminuir o peso no bolso.

Felizmente existem práticas que podem fazer você consumir menos combustível por quilômetro rodado.

A primeira que gostaria de destacar é referente à quantidade de litros abastecidos. Nem todo mundo para para pensar, mas quanto mais peso em seu carro, maior será o consumo de combustível. Segundo especialistas, a cada 100kg o consumo médio sobe em 6%. Um tanque médio de veículo possui cerca de 50L, cada litro de combustível pesa cerca de 800g devido a densidade do combustível, se o tanque estiver cheio significa 40kg a mais, assim temos um consumo quase 3% maior.

É claro que você não deve andar com o tanque praticamente vazio, até porque rodar com o carro abaixo do nível de reserva significa mais espaço para vaporização do combustível, contribuindo para maior consumo. Normalmente essas informações estão expostas no próprio manual do veículo.

Pensando por esses dois lados, talvez o mais interessante seja o tanque meio cheio, desde que tenha um posto de combustível próximo a sua casa, ou entre as rotas que costuma fazer, evitando gastos extras na maior frequência aos postos de combustíveis.

Seguindo ainda na linha de peso. Evite rodar com qualquer peso desnecessário no carro, tem muita gente que anda com coisas no porta malas que quase nunca usa.

Mais uma dica é pensar em mudar de posto de combustível, desde que seja de confiança e o preço esteja mais em conta. E claro, próximo aos lugares que frequenta.

Não caia na falsa sensação de economia por 5, 10 ou 15 centavos a menos por litro em postos de combustíveis em locais distantes. Além do tempo extra gasto, a economia poderá ir toda pelo ralo pela distância percorrida.

A terceira dica que posso te dar para economizar combustível é referente ao modo de dirigir. Acelerar mais rápido aumenta bastante o consumo de combustível. E quando digo bastante, quero dizer uma diferença de até 40% simplesmente pela maneira que você dirige.

Aqui em casa dirigimos eu e minha esposa e é notória a diferença no consumo entre ambos. Sempre que dirijo, após minha esposa, a autonomia do carro aumenta. Eu mesmo, quando dirijo com mais tranquilidade, verifico uma significativa melhora no consumo.

Teste você mesmo, passe as machas no momento certo e acelere devagar e progressivamente, seu bolso com certeza vai agradecer. Não esqueça depois de voltar e compartilhar o seu resultado nos comentários.

É isso, Poupadores, espero que essas dicam façam sobrar mais dinheiro no seu bolso para que possa ser destinado ao que realmente importa para você.

Tem mais alguma dica para economizar combustível? Já põe em pratica essas dicas? Quer compartilhar seus resultados? Comenta aqui em baixo.

Artigo anteriorEste ano está surpreendendo muito
Próximo artigoConfira os impactos da mudança de estilo de vida no meu orçamento