Planejar é um dos pontos-chave para a obtenção do sucesso

1164

Olá, Poupadores! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de julho.

Houve um grande aumento no patrimônio líquido (PL) e, com isso, meu resultado acumulado está em 25,90%, bem acima da meta de 18%. Essa alta é resultado da valorização dos ativos no mercado de renda variável junto com o salário dobrado de julho, que me permite fazer uma poupança maior que o normal.

Por hora a meta continuará em 18%, mas não pense que vou relaxar :P.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza. A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Conforme esperado, a taxa de ativos geradores de renda continua em tendência de alta, principalmente por investir mais dinheiro e pela depreciação dos bens existentes. A expectativa é que a tendência de alta continue nos próximos meses.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

Aqui houve piora no indicador porque tivemos que realizar novas compras de materiais odontológicos tanto para a especialização da minha esposa na área de estética quanto para melhorar ainda mais o atendimento no consultório.

As compras foram feitas a prazo pela falta de desconto no pagamento à vista. Com essa estratégia, podemos utilizar a função de antecipação do NuBank e ganhar um pequeno desconto nas compras. Como essa estratégia adia o pagamento da conta para pelo menos 30 dias, isso gera uma dívida que só será paga no mês subsequente e por isso a alta no indicador.

Mas o cenário de diminuir despesas no cartão de crédito continua. Como sempre, de olho para o indicador ficar abaixo dos 6%, a não ser por motivos excepcionais.

Taxa da Riqueza

Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

O indicador mais uma vez voltou a melhorar, em boa parte pelo aumento nos ganhos com renda passiva e pela leve redução no padrão de vida dos últimos 12 meses. A diminuição veio, principalmente, pelos gastos com nosso cão, que teve uma queda nos últimos meses. Saiba mais sobre quanto gastamos no primeiro ano de vida do nosso cão.

A tendência é que esse indicador volte a subir nos meses seguintes.

Patrimônio Líquido

Depois de uma elevação de 67,24% do Patrimônio Líquido (PL) em 2018, a meta para 2019 é mais modesta: 16,61%. Os motivos dessa redução podem ser conferidos aqui. Graças aos resultados alcançados até o meio do ano, decidimos elevar a meta para 18%, saiba mais.

O PL teve mais um forte aumento, de 4,57%. Esse resultado é explicado, principalmente, por dois fatores: (1) pelo salário que recebo dobrado em julho e (2) pela boa rentabilidade dos investimentos.

Tudo isso elevando a depreciação do carro para 1% a.m. para ficar mais próximo do valor que acredito ser o de mercado.

Esse foi mais um ótimo mês, boa melhora na taxa de ativos geradores de renda e na taxa de riqueza, além de mais uma boa valorização do PL, dessa vez de 4,57%.

Todo esse resultado é fruto de muito planejamento, trabalho e foco diário em atingir os objetivos. Dê um passo todo dia em direção a seus objetivos e depois de meses você terá andado uma maratona. Confira o que já escrevemos sobre esse assunto.

O resultado acumulado de 25,90% me coloca em uma situação bem confortável em relação à meta, que aumentou de 16,61% para 18% no mês passado. Por hora, a meta seguirá sem alteração, visto que muitos dos meus investimentos são em renda variável e o mercado pode inverter de alta para baixa a qualquer instante.

Que tal nos contar como estão suas metas e o que está fazendo para persegui-las?

É isso poupadores, até a próxima.

Artigo anteriorJá pensou em dar chance a outras marcas?
Próximo artigoQuando os investimentos dão lucro, é hora de reinvestir