Vilões da sua conta de luz

115

Olá Poupadores, como vocês sabem os eletrodomésticos são uma mão na roda no dia a dia, porém todos esses beneficios não são de graça e encarecem nossa conta de luz, por isso é importante escolher os produtos mais eficientes na hora de comprar e a maneira adequada de utilizar no dia-a-dia. Venho nesse artigo te ajudar com os três principais vilões energéticos da sua casa e o que pode fazer para trazer muitas economias para seu bolso.

Ar-condicionado

Se você está pensando em comprar um novo aparelho é importante consultar o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), esse órgão testa e certifica todos os aparelhos fabricados no brasil e os classificam em uma nota de que vai de A (mais eficiente) até E (menos eficiente). Provavelmente você já viu a etiqueta com o resultado colada nos eletrodomésticos.

Nem sempre um aparelho mais caro é mais econômico, fique atento!

Ao escolher verifique se possui a tecnologia Inverter, essa tecnologia torna os modelos por volta de 30% mais eficientes.

Uma economia de R$10 mensais na conta de luz vai significar em 10 anos uma economia de R$ 1.638,79 no seu bolso, pense nisso.

Caso não vá trocar de aparelho, um erro comum é ao ligar o ar-condicionado e colocá-lo em uma temperatura bem baixa para ‘gelar mais rápido’ e só depois colocar na temperatura desejada. Colocar o aparelho em uma temperatura mais baixa não vai fazer o ambiente gelar mais rápido, apenas gastar mais dinheiro. Sendo assim, sempre coloque na temperatura desejada ao liga-lo.

Geladeira

Recentemente o Inmetro atualizou a etiqueta para geladeiras, além da classificação A até E conhecida, foi também adicionado mais três: A+, A++ e A+++ (a mais eficiente de todas).

Portanto, na compra de sua próxima geladeira não deixe de pegar uma geladeira com classificação A+++, seu bolso vai agradecer muito.

As geladeiras modernas também possuem tecnologia Inverter que as tornam muito mais eficientes, não deixe escolhe uma com essa tecnologia.

Pense muito bem na capacidade de armazenamento que você precisa, se escolher pequena demais não servirá, porém se for grande demais gastará energia sem necessidade.

Independentemente se vai ou não trocar de geladeira, não esqueça de manter as borrachas de vedação em bom estado e ficar com a porta aberta pelo menor tempo possível.

Chuveiro elétrico

E, por último, mas não menos importante, o chuveiro elétrico, aqui não tem muito segredo, olhar a eficiente ao comprar um novo e usar pelo menor tempo possível, nada de ficar pensando na vida durante a hora do banho tá?

É isso Poupadores, espero que aproveitem essas dicas e façam uso/escolhas inteligentes sobre esses eletrodomésticos.

Tem mais alguma dica pra compartilhar com a gente? Comenta aqui em baixo.

Artigo anteriorCarteira de Dividendos – Fevereiro de 2024
Próximo artigoAno novo, metas novas!