Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho atualizar vocês sobre a evolução do meu patrimônio no mês de agosto. Dessa vez o resultado ficou negativo, queda de 1,44%, tudo bem depois de quatro meses de forte recuperação.
Por outro lado, todos os indicadores da riqueza melhoraram: mais do meu dinheiro está trabalhando para mim, menos dívidas e mais renda dos investimentos.
Os princípios para ficar rico seguem firmes e fortes.
A seguir, você confere como estão os indicadores de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes. Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza.
Taxa de Ativos Geradores de Renda
Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.
Houve mais uma alta no indicador, de 72,47% para 72,79%. Mais um mês de poupança e mais um mês investindo, aproveitando ainda mais meu dinheiro =D.
Taxa de Endividamento
Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.
Depois da alta histórica, a taxa reduziu, mais uma vez, de forma moderada. Ela voltou para um patamar aceitável, antecipei alguns pagamentos e pretendo antecipar outros. A queda só não foi maior por causa de algumas compras no cartão que serão pagas no mês seguinte.
A tendência de queda no endividamento continua e deve convergir para a média histórica dos 4%.
Taxa da Riqueza
Este indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos. A partir de março de 2020, o período de comparação foi estendido para 24 meses.
Mais um avanço em direção à aposentadoria, de 19,96% para 20,51%. Recebi uma boa quantia de renda passiva, principalmente com juros. E também contribuiu para esse resultado o custo do meu padrão de vida, que diminuiu 1,02%.
Depreciação
Também faço a depreciação mensal de boa parte dos meus bens, pelo menos dos que têm algum valor. A depreciação, em resumo, é o custo do uso do bem ao longo do tempo. Saiba mais sobre depreciação. Quando menor o valor, melhor, pois preciso gastar menos dinheiro para manter o mesmo padrão de vida.
A depreciação segue em velocidade de cruzeiro, pequena variação em relação ao mês passado e a perspectiva é de que se mantenha nesse patamar.
Patrimônio Líquido
Meu Patrimônio Líquido (descontada as dívidas) reduziu 1,44% e, no acumulado do ano, o resultado continua positivo, em 2,68%.
Em agosto, a expectativa de queda do índice Bovespa, que funciona como um termômetro da bolsa de valores, se confirmou e caiu 3,44%. Queda razoável, não é possível afirmar que teremos uma tendência.
Com essa queda, aproveitei para acelerar investimentos em bolsa de valores. Fazia tempo que não comprava tantas ações. E se considerar que minhas ações caíram mais do que o índice Ibovespa, então as oportunidades estavam ainda melhores. Porém nem todo o investimento foi suficiente para segurar a variação negativa de curto prazo e meu patrimônio terminou o mês no vermelho, mesmo que por pouco.
Por enquanto, a meta de aumento de 12,50% no patrimônio líquido continua, mesmo com todas incertezas que temos para 2020. Vamos continuar acompanhando.
Acompanhem-nos pelo instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos e conferir muitas dicas para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.
É isso, Poupadores e Poupadoras, até a próxima!