Flex ou a diesel: qual picape realmente vale a pena?

901
Flex ou a diesel: qual picape realmente vale a pena?

Olá Poupadores e Poupadoras, já ouvi diversas pessoas falando que picapes só prestam com motorização a diesel. As justificativas são sempre as mesmas: financeiramente é melhor pois desvaloriza menos e é mais fácil de revender.

Sempre fico desconfiado com certas ‘certezas’, por isso resolvi analisar se realmente ter uma picape a Diesel vale mais a pena do que uma Flex.

Nessa análise, vamos utilizar a picape média Chevrolet S10 LTZ 4X4 Automática, amais vendida da categoria em novembro.

A versão a Diesel custa R$ 216 mil e a versão Flex custa quase R$ 180 mil, uma diferença de R$ 36 mil. E me pergunto, será que compensa pagar toda essa diferença?

Por um lado, é fato que o motor a Diesel é mais eficiente do que o Flex, o que gera uma clara vantagem no custo por quilômetro rodado do motor a Diesel. Porém, como vimos, é uma diferença de R$ 36 mil entre os dois motores.

Então a pergunta que busco responder é: quantos quilômetros preciso rodar para pagar esse custo extra? Vamos fazer as contas e descobrir.

Vamos começar olhando simplesmente para o consumo de combustível. No posto de combustível aqui do lado temos o diesel sendo vendido por R$ 3,79 o litro enquanto que a Gasolina aditivada custa R$ 4,59, uma diferença de R$ 0,80 por litro.

Considerando que, segundo o Inmetro, a S10 faz 7,4km/l na cidade e 9km/l na estrada quando abastecido com Gasolina. Enquanto isso, o motor a Diesel faz 8,7km/l na cidade e 10,6km/l na estrada. Temos então uma média de consumo de 8,2km/l e 9,65km/l respectivamente.

Com esses números, seria necessário rodar 216 mil quilômetros para o gasto menor de combustível ser compensando pelos R$ 36 mil a mais pagos pelo motor.

Porém, sabemos que temos outras despesas envolvidas, como o custo de oportunidade, manutenção, desvalorização, seguro e IPVA (pago sobre o valor do veículo). Nada mais justo do que trazer essas variáveis para a conta.

Para começar, vamos incluir o custo de manutenção de cada motor. Segundo a Chevrolet são R$ 9.670,00 para o motor Flex e R$ 12.280,00 para o motor a Diesel, para cada 100 mil km rodados. Considerando mais essa informação, a conta sobe para 255 mil quilômetros.

Vamos seguir, dessa vez incluindo o custo de oportunidade, isto é, o valor que você deixou de ganhar por estar sem os R$ 36 mil na conta. Utilizamos uma taxa padrão de 5% a.a. e, considerando que o proprietário rodará 50 mil km/ano, a conta sobe para 370 mil quilômetros.

E o IPVA? Se o carro custa mais, o IPVA pago anualmente também será mais caro, mais um ponto favorável ao motor Flex e, incluindo isso na conta, certamente teremos uma quilometragem superior a 400 mil quilômetros.

Epa, e a desvalorização? Certamente a versão a Diesel vai dar de lavada, certo? Errado, pelo menos é o que mostram os classificados de usados. Quando olhamos as mesmas versões ano 2018, ambas desvalorizam quase o mesmo valor, a Flex cerca de 33% e a Diesel cerca de 30%. Nada que mude nosso raciocínio até aqui.

Com tudo isso exposto, chegamos à conclusão de que a S10 versão Flex é financeiramente melhor do que a Diesel, afinal quantas pessoas compram o carro e rodam mais de 400 mil quilômetros sem vendê-lo? Pouquíssimas não é verdade?

Mas, quero fazer uma ressalva em favor da versão a Diesel. Se seu uso for exclusivamente para cargas pesadas, no limite do uso suportado pelo veículo, o motor a Diesel vai ser melhor por ter muito mais força do que a versão Flex. Nessas condições não faz sentido o modelo Flex, independentemente se é melhor financeiramente, pois não satisfará a necessidade.

Agora se o seu uso for rodar como carro de passeio, terrenos e raramente precisa usar toda a capacidade de carga que a picape possui, não pensaria duas vezes em comprar a versão Flex.

Acredito que ambas tenham espaço no mercado, basta definir qual é o seu perfil para fazer melhor uso do dinheiro que você possui.

Espero ter te ajudado na escolha mais racional. Não esquece de compartilhar com aquele amigo que vive dizendo que, financeiramente, a picape a diesel é mais interessante.

E antes de ir, conta pra gente se já tinha ouvido falar que só presta picape a diesel. Ou ainda que a versão a diesel desvaloriza muito menos. Conta pra gente sua experiência no assunto, deixa aqui embaixo um comentário.

Artigo anteriorUso emergencial das vacinas e recuperação da bolsa de valores
Próximo artigoConfira como terminei 2020 no azul e as minhas expectativas para 2021