Qual é o melhor tipo de ar condicionado para enfrentar o calor sem gastar demais?

349
Qual é o melhor tipo de ar condicionado para enfrentar o calor sem gastar demais?

Olá Poupadores e Poupadoras, como sabemos, o ar condicionado é um dos itens de conforto mais cobiçados pelos brasileiros, principalmente para quem vive nas regiões mais quentes do país.

E, como você já deve saber, o ar condicionado é um dos aparelhos domésticos que mais gastam energia. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre as tecnologias disponíveis no mercado e se vale a pena investir mais em um aparelho com maior economia energética.

Nesta análise, vamos desconsiderar o ar condicionado do tipo janela, pois é um modelo que está cada vez mais em desuso por conta do barulho e pela fama de consumir mais energia elétrica.

Ar condicionado do tipo Janela

Sobram então o ar condicionado do tipo Split, Split com função inverter e Split com função Inverter Dual.

Todos eles se diferenciam do ar condicionado do tipo janela por terem seus componentes divididos em duas partes. Uma dessas partes fica no ambiente interno e é conhecido como unidade evaporadora; a outra fica no ambiente externo e é chamada de unidade condensadora.

Ar condicionado do Tipo Split

A separação em si não o torna um aparelho mais econômico, mas acabou pegando essa fama por vir com motores rotativos no compressor, sendo uma tecnologia que economiza cerca de 30% de energia.

Por outro lado, essa separação faz com que o aparelho seja bem mais silencioso, visto que o compressor, que é o responsável pela maior parte do barulho, fica na parte externa do ambiente.

O ponto negativo deste aparelho acaba sendo o preço maior de compra, instalação e manutenção.

Com o tempo, o aparelho Split evoluiu e nos últimos anos esses modelos receberam a tecnologia inverter com a missão de serem mais eficientes energeticamente.

Essa tecnologia permitiu que o motor do compressor trabalhasse em várias velocidades enquanto que, sem essa tecnologia, o motor está ligado ou desligado, sem permitir meio termo.

Na prática um ar condicionado sem a tecnologia inverter trabalha ligando e desligando o motor ao longo do tempo, com ela, o motor trabalha em sua potência máxima e depois ajusta a força do motor para manter a temperatura no patamar desejado pelo usuário. A imagem a seguir ilustra essa situação:

Funcionamento de um ar condicionado convencional e Inverter

Pelas minhas pesquisas, o ar condicionado Split com a tecnologia Inverter costuma gerar uma economia de energia por volta de 30%, ajudando o meio ambiente e nosso bolso. Por outro lado, é um aparelho que possui mais componentes eletrônicos, o que torna seu custo de aquisição e manutenção um pouco mais caro.

Como vocês sabem, a tecnologia não para de avançar e, mais recentemente, acaba de chegar a tecnologia Inverter Dual. Mais uma vez a evolução está no compressor rotativo que agora passa a ser duplo, por isso o nome Dual.

Essa tecnologia mais uma vez torna o compressor mais eficiente, sendo mais econômico, mais rápido para chegar à temperatura desejada e menos barulhento.

Agora que já sabe de tudo isso, a pergunta que fica é: vale a pena pagar mais caro por um ar condicionado dual inverter? A resposta é um grande SIM.

E digo isso com toda certeza porque entre um Split e um Split com tecnologia Dual Inverter a economia pode chegar a 50%. Porém a diferença do preço entre os aparelhos é de cerca de R$ 300,00.

Se imaginarmos um cenário ao qual o ar condicionado seja usado 8h todos os dias, apenas à noite para dormir, a economia na conta de luz deve ficar por volta de R$ 40 reais mensais, sendo conservador na análise. Essa economia paga o gasto extra de aquisição em menos de 10 meses, o restante da vida útil do aparelho será lucro.

Por hoje é isso, espero que tenha te ajudado a escolher o ar condicionado ideal para o seu bolso e para o meio ambiente.

Para mais economias, vá lá na sessão Educação Financeira > Economia Doméstica e fique por dentro de alternativas que fazem sobrar mais dinheiro no seu bolso.

Não esquece de deixar o like e compartilhar com os amigos, quero ver todo mundo economizando dinheiro e prosperando.

E antes de ir, conta pra gente se esse artigo foi útil. Quer mais artigos como este? Já sabia dessas diversas tecnologias de ar condicionados? Deixa aqui embaixo um comentário.

Artigo anterior2020 foi um ano de baixas, mas sigo acreditando e investindo no futuro do Brasil
Próximo artigoAcompanhe a valorização e a depreciação dos meus bens e como isso impacta no meu orçamento