Olá Poupadores e Poupadoras, como sabemos, o ar condicionado é um dos itens de conforto mais cobiçados pelos brasileiros, principalmente para quem vive nas regiões mais quentes do país.
E, como você já deve saber, o ar condicionado é um dos aparelhos domésticos que mais gastam energia. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre as tecnologias disponíveis no mercado e se vale a pena investir mais em um aparelho com maior economia energética.
Nesta análise, vamos desconsiderar o ar condicionado do tipo janela, pois é um modelo que está cada vez mais em desuso por conta do barulho e pela fama de consumir mais energia elétrica.
Sobram então o ar condicionado do tipo Split, Split com função inverter e Split com função Inverter Dual.
Todos eles se diferenciam do ar condicionado do tipo janela por terem seus componentes divididos em duas partes. Uma dessas partes fica no ambiente interno e é conhecido como unidade evaporadora; a outra fica no ambiente externo e é chamada de unidade condensadora.
A separação em si não o torna um aparelho mais econômico, mas acabou pegando essa fama por vir com motores rotativos no compressor, sendo uma tecnologia que economiza cerca de 30% de energia.
Por outro lado, essa separação faz com que o aparelho seja bem mais silencioso, visto que o compressor, que é o responsável pela maior parte do barulho, fica na parte externa do ambiente.
O ponto negativo deste aparelho acaba sendo o preço maior de compra, instalação e manutenção.
Com o tempo, o aparelho Split evoluiu e nos últimos anos esses modelos receberam a tecnologia inverter com a missão de serem mais eficientes energeticamente.
Essa tecnologia permitiu que o motor do compressor trabalhasse em várias velocidades enquanto que, sem essa tecnologia, o motor está ligado ou desligado, sem permitir meio termo.
Na prática um ar condicionado sem a tecnologia inverter trabalha ligando e desligando o motor ao longo do tempo, com ela, o motor trabalha em sua potência máxima e depois ajusta a força do motor para manter a temperatura no patamar desejado pelo usuário. A imagem a seguir ilustra essa situação:
Pelas minhas pesquisas, o ar condicionado Split com a tecnologia Inverter costuma gerar uma economia de energia por volta de 30%, ajudando o meio ambiente e nosso bolso. Por outro lado, é um aparelho que possui mais componentes eletrônicos, o que torna seu custo de aquisição e manutenção um pouco mais caro.
Como vocês sabem, a tecnologia não para de avançar e, mais recentemente, acaba de chegar a tecnologia Inverter Dual. Mais uma vez a evolução está no compressor rotativo que agora passa a ser duplo, por isso o nome Dual.
Essa tecnologia mais uma vez torna o compressor mais eficiente, sendo mais econômico, mais rápido para chegar à temperatura desejada e menos barulhento.
Agora que já sabe de tudo isso, a pergunta que fica é: vale a pena pagar mais caro por um ar condicionado dual inverter? A resposta é um grande SIM.
E digo isso com toda certeza porque entre um Split e um Split com tecnologia Dual Inverter a economia pode chegar a 50%. Porém a diferença do preço entre os aparelhos é de cerca de R$ 300,00.
Se imaginarmos um cenário ao qual o ar condicionado seja usado 8h todos os dias, apenas à noite para dormir, a economia na conta de luz deve ficar por volta de R$ 40 reais mensais, sendo conservador na análise. Essa economia paga o gasto extra de aquisição em menos de 10 meses, o restante da vida útil do aparelho será lucro.
Por hoje é isso, espero que tenha te ajudado a escolher o ar condicionado ideal para o seu bolso e para o meio ambiente.
Para mais economias, vá lá na sessão Educação Financeira > Economia Doméstica e fique por dentro de alternativas que fazem sobrar mais dinheiro no seu bolso.
Não esquece de deixar o like e compartilhar com os amigos, quero ver todo mundo economizando dinheiro e prosperando.
E antes de ir, conta pra gente se esse artigo foi útil. Quer mais artigos como este? Já sabia dessas diversas tecnologias de ar condicionados? Deixa aqui embaixo um comentário.