Maior poupança do ano!

178
melhor poupança

Olá, Poupadores! Venho trazer mais uma atualização da minha jornada da riqueza.

Finanças

Em setembro, houve crescimento de 71,17% na renda com relação ao mesmo período do ano passado. Explicado, pela crescimentos de nossos salários (+93,55%) e dos investimentos (+30,26%).

Na ótica das despesas, comparamos setembro com agosto, e, nesse caso, tivemos redução 39,23%, basicamente por não haver gastos variáveis relevantes. Entretanto, fizemos uma viagem no final de setembro e boa parte dos gastos virá em outubro.

E com esse resultado, conseguirmos poupar incríveis 76,07% de nossa renda, a maior poupança do ano! E claro, tudo direcionado aos investimentos 😉

Renda Passiva

Tivemos renda passiva (sem trabalhar) de R$ 1.334,88. Com esse resultado, no acumulado de 12 meses, voltamos a ter aumento da média mensal, para R$ 1.591,35. A conferir nossa evolução no gráfico abaixo:

renda passiva - setembro de 2022

Investimentos

A bolsa em setembro ficou parada (+0,47%), porém minha carteira foi na contra mão e caiu 2,45%, puxando pra baixo o crescimento patrimonial.

iBovespa. Mais do que o dobro do índice.

A proporção entre renda variável e fixa ficou, respectivamente, 72,56% v.s. 27,44%, uma variação de 1,23% a favor da renda fixa.

Sobre os ativos da carteira, adicionei dois ativos a carteira, o fundo imobiliário TRXF11 e a empresa Klabin (KLBN4). Assim, a carteira agora conta com 36 ativos, distribuídos da seguinte forma:

Foi o mês com o maior aporte de todos os tempos. Realizamos apenas duas vendas de Prio (PRIO3) para aproveitar a isenção fiscal, recomprando a posição no dia seguinte. Nas compras, mais de 80% foi destinado a ativos pagadores de dividendos, fortalecendo o crescimento dos dividendos para quem sabe chegarmos a uma média mensal de 2,5k no ano de 2023.

Riqueza

Apesar do resultado negativo nos investimentos, meu Patrimônio Líquido (descontadas as dívidas) valorizou 1,66%. Resultado explicado, principalmente, pela grande poupança do mês.

Alcançamos 117,65% da meta estando em 75% do ano. Um excelente resultado!

Ainda neste mês deixamos nosso patrimônio mais leve, estamos fechando o consultório odontológico e parte desses equipamentos serão vendidos, por enquanto estão como créditos a receber, e em breve, assim que recebermos, esse dinheiro será direcionamento para investimentos em renda fixa, fazendo com que o indicador de ativos geradores de renda cresça ainda mais.

É isso Poupador, seguimos na jornada da riqueza mês a mês, rumo ao milhão. Não deixe de nos acompanhar pelo Instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos. Até a próxima!

Artigo anteriorSegunda tentativa, financeiramente, carro novo ou usado?
Próximo artigoOi (OIBR3): comparativo pós resultado do 3T22